Itapissuma - PE

A Buscada de S. Gonçalo do Amarante.
Festa de São Gonçalo do Amarante, Padroeiro de Itapissuma.
Itapissuma Pernambuco.
Conheça a história

O local onde hoje fica a cidade de Itapissuma foi, primitivamente, uma aldeia indígena situada entre o mar e o Rio Itapissuma. Ali, em 1588 foi fundada uma Vila, por iniciativa de padres Franciscanos. A Vila surgiu entre duas camboas (pequenas depressões artificiais junto ao mar onde, na maré baixa, fica retido o peixe que ali penetra na preamar) e os alagados de Bacurinho, ao Norte, e de Suruajá, ao Sul.

Em 1646, ainda quando do domínio holandês (que terminaria em 1654), foi construída uma ponte ligando a Vila de Itapissuma à Ilha de Itamaracá - à época capitania do donatário Duarte Coelho. Mais tarde, essa ponte seria substituída por uma outra, atualmente denominada Ponte Getúlio Vargas. Também no século XVII, por iniciativa do padre português Camilo de Mendonça, foi construída a primeira capela de Itapissuma, a de São Gonçalo de Amarante.

Como boa parte dos municípios pernambucanos, a evolução de Itapissuma se deu da seguinte forma: Aldeia, Povoado, Vila, Distrito e Município autônomo. O Distrito foi criado pela lei municipal nº 11, de 30 de novembro de 1892, subordinado ao município de Igarassu. Pela lei estadual nº 8.952, de 14/05/1982, foi elevado à categoria de Município, sendo instalado a 31 de janeiro de 1983, constituído apenas do distrito-sede.

De origem Tupi-Guarani, a palavra Itapissuma quer dizer "pedra negra", ou seja, derivaria de Ita que significa pedra e de xuma que significa negra. A palavra era usada para designar as grandes pedras negras e moles que existiam às margens do Canal de Santa Cruza, à beira do qual está localizada a cidade, no Litoral Norte de Pernambuco.